sábado, 7 de dezembro de 2013

             CAPOEIRA NA ESCOLA - INTERDISCIPLINARIDADE


Aqui o Grupo Capoeira Vadeia estará mostrando como a inserção de uma modalidade como a Capoeira no meio escolar pressupõe um enquadramento da mesma com os processos e objectivos de ensino estipulados para os vários anos de escolaridade. A proximidade da Capoeira ao meio escolar é facilmente conseguida quando a dividimos segundo o ponto de vista pluridisciplinar, isto é, ao expormos a Capoeira nas suas várias perspectivas, conseguimos observar paralelismos com algumas das disciplinas existentes nos currículos escolares.

PERSPECTIVAS
DISCIPLINAS
Histórico-cultural
História
Artística
 Ed. Física, Expressão Dramática
Musical
Ed. Musical, Ed. Física, Português
Actividade Física
Ed. Física


Para além, da óbvia relação da modalidade com a Educação Física através do seu carácter físico aliado ao movimento (resistência, velocidade, força, agilidade, flexibilidade) e semelhanças com as modalidades de academia, tais como a dança (aeróbica, body combat, etc...), desportos de combate e ginástica, a Capoeira abrange outras disciplinas como:
*      História - através da perspectiva histórica da origem e evolução da modalidade que está relacionada com a época dos descobrimentos e colonização;
*      Educação Visual e Tecnológica - através da construção e decoração dos instrumentos;

*   Educação Musical - através da manipulação de instrumentos musicais e noções de ritmos e compassos;

*  Português - através da perspectiva musical onde a construção lírica das letras das músicas leva ao contacto com a poesia;
*      Expressão Dramática - através da expressão corporal e dramática expressamente inerente a alguns dos estilos de Capoeira (Puxada de Rede, Angola, Maculelê).

Este carácter pluridisciplinar da Capoeira dá-nos a noção do envolvimento possível das várias disciplinas em torno de uma actividade motivante, nova e abrangente, o que poderá, após devidamente programada, trazer uma diferente dinâmica ao meio escolar e seus envolventes. Porque não aproveitar a fértil imaginação dos alunos e leva-los à vivência de experiências abordadas por eles na História? Levar os alunos a conhecer a influência dos descobrimentos na cultura luso-africana sediada no Brasil. O porquê da identificação dos ritmos e percussões energéticos com um país criado e desenvolvido durante muitos anos por nós portugueses?
Este tipo de perguntas poderiam ser facilmente pesquisadas nas aulas de História e transportadas para as aulas de Educação Musical com a possibilidade de serem experimentados os vários ritmos dos instrumentos de percussão, instrumentos estes que poderiam ser facilmente construídos e decorados nas aulas de Educação Visual e Tecnológica. Também nas aulas de Português, a análise da construção das letras e a interpretação das mesmas, sendo que o seu carácter lírico e poético advém da literatura portuguesa da época.
Toda estas simples actividades transportadas para as aulas de Educação Física na modalidade de Capoeira, só proporcionarão, por certo, diversidade de experiências, motivação extra para todos os envolvidos no processo de ensino no meio escolar.

Qualquer uma destas vertentes poderia ser inserida no meio escolar, mas devido ao facto da Capoeira ser uma modalidade com a qual a maioria dos alunos não tem contacto directo, o mais acessível seria enveredar pela vertente jogo, devido ao carácter lúdico e ao facto de se encontrar no patamar básico das progressões pedagógicas para a aprendizagem dos gestos técnicos da modalidade, deixando as vertentes dança e desporto de combate para iniciação a níveis superiores de compreensão e execução da Capoeira.

A noção dos vários estilos de Capoeira também se torna necessária na introdução à modalidade, pois os estilos definem os ritmos, os gestos técnicos e os envolvimentos históricos necessários e específicos. Nesta ordem de ideias podemos dividir a Capoeira em três “estilos”, sendo Angola e Regional os ancestrais que remetem a configurações históricas e o terceiro estilo, um misto das duas, uma Capoeira Contemporânea adaptada à evolução das sociedades actuais. Também é de referir outras sub-modalidades, já abordadas no capítulo 2, adjacentes ao fenómeno Capoeira, tal como, a Puxada de Rede, o Maculelê e o Samba de Roda.

Angola – de carácter ancestral, tradicional e religioso, é identificada por um ritmo lento, onde a recreação, a malícia (mandinga), a expressão dramática e corporal remetem às tradições de cultura negra da época da escravatura.

Regional – descaracterizada da ancestral, com movimentos e sequências estandardizadas, adaptada à realidade dos desportos de academia, é identificada por um ritmo rápido e entusiasmante, com movimentos mais agressivos e aero-acrobáticos como um desporto de combate.

Contemporânea – abrangente das tradições e adaptada às tendências sociais actuais, englobando ritmos e gestos técnicos da Capoeira Angola e Regional, em constante desenvolvimento e adaptação, procurando atingir todo o tipo de mercados e contextos.


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