quarta-feira, 19 de junho de 2013










MESTRE PASTINHA

O Filósofo da Capoeira Angola


“ Amigos o corpo é um, sistema de razão, por detrás de nossos pensamentos acha-se um senhor poderoso,um sábio desconhecido...”.



Vicente Joaquim Ferreira Pastinha nasceu em salvador BA. filho de espanhol e uma negra africana de Santo Amaro da Purificação. Ingressou na Capitania de Aprendizes de Marinheiro em que chegou a ensinar a capoeira para os colegas, era pintor, engraxate, entregador de jornais e até leão de chácara Nasceu no dia 05-04-1889, faleceu em 13-11-1981, Começou a treinar aos 10 anos de idade com um africano chamado Benedito, para se defender de um menino que sempre procurava briga com ele. Mais tarde ele viria a ser a maior referencia entre os angoleiros,pois formou inúmeros mestre de renomes e grupos que se identificam como descendentes de sua linhagem.Sua filosofia fundamentada as práticas e os valores desses grupo que se espalharam pelo Brasil e pelo mundo a partir dos anos 80, disseminando a capoeira angola como herança africana Pastinha fundou em 1941 o Centro esportivo de Capoeira Angola , no largo do Pelourinho, onde desenvolveu um trabalho de revitalização da capoeira angola, segundo ele, a legítima capoeira trazidas pelos africanos.a capoeira ensinada por mestre Pastinha atraiu a admiração de grandes intelectuais, como de Jorge Amado, Pierre Verger e Carybé seduzidos pela musicalidade,o ritual da e da mandinga dos jogadores Pierre Verger e Carybé seduzidos pela musicalidade,o rtual da e da mandinga dos jogadores.morreu ma miséria e no esquecimento aos 92 anos,deixando um legado cultural incomparável, manuscritos,cantigas, desenhos e mais do que tudo ensinou que a capoeira é um instrumento de luta pela liberdade.

Em 1966, integrou a comitiva brasileira ao primeiro Festival Mundial de Arte Negra no Senegal, e foi um dos destaques do evento. Contra a violência, o Mestre Pastinha transformou a capoeira em arte. Em 1965, publicou o livro Capoeira Angola, em que defendia a natureza desportista e não-violenta do jogo.


Entre seus alunos estão Mestres como João Grande, João Pequeno, Curió, Bola Sete (Presidente da Associação Brasileira de Capoeira Angola), entre muitos outros que ainda estão em plena atividade. Sua escola ganhou notoriedade com o tempo, frequentada por personalidades como Jorge Amado, Mário Cravo e Carybé.

Sem comentários:

Enviar um comentário