quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CAPOEIRA NO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO






Os escravos começaram a ser desembarcados no Brasil por volta de 1548 e nos três séculos seguintes, seriam predominantemente do tronco linguístico bantus, do qual faz parte a língua quimbundo, estes grupos englobavam angolas, benguelas, moçambiques, cabinas e congos.Eram povos de pequenos reinos com um razoável domínio de técniacas agricolas e cuja grande características era possuir uma visão muito plástica e imagestosa da vida, com grande capacidade de adaptação cultural no Brasil esses grupos ètnicos , antes rivais ,se reuniram pela escravidão formando uma cultura africana que plantou bases muito fortes na cultura brasileira, de danças, músicas, e técnicas de corpo como a capoeira.


Com a libertação dos escravos houve sim uma grande vitória mas também muitos outros problemas, pois aos negros não lhes foram dado nenhum tipo formação ou informação para que se podessem orientar, logo se realizaram várias revoluções neste período pois é natural que uma massa de excluidos se organize formando ganges, como os latinos fazem hoje nos Estados Unidos. No Brasil as “ maltas” eram bandos de capoeiras que sairam para enfrentar rivais nas datas festivas, diantes de bandas militares ou procisões, misturando brincadeira com violência. Os mais perigosos não se expunham tanto, mas eram bons de facas, porretes e navalhas.Para o corruptu sistema partidário da época, foi a ferramenta ideal de campanha, foi assim que os nagos e os guaiamus, gangues cariocas, se ligaram, respectivamente, ao partido Conservador e ao Liberal, transformando-se no braço armado das diputas politicas do Rio de Janeiro.

Até então a lei punia a capoeiragem com setenças de até 300 açoites e o calabouço, o auge da repressão foi em 1890 quando ficou instituída a deportação dos capoeiras do Rio para a Ilha de Fernando de Noronha. Na Bahia as falanges foram desorganizadas pela convocação para guerra do Paraguai em 1864. E as de Recife só acabaram definitivamente em 1912,quando o jogo voltou a ser brincadeira. Até 1937 a capoeira ainda era crime previsto no código penal seu simples exercício na rua davam até 6 meses de prisão, quando o então Manoel dos Reis Machados o famoso Mestre Bimba ao convite do até então Presidente Getúlio Vargas descriminalizou-a e decretou ser aquele o “esporte autenticamente brasileiro” retirando assim a capoeira do código penal brasileiro, podendo ser praticada livremente.(texto de Cláudio Santos)

Sem comentários:

Enviar um comentário